ESPAÇO, LUGAR e TERRITÓRIO

30 Mar



Em um determinado momento da minha dissertação (sob orientação da professora Dra. Suely Fragoso) tentei diferenciar lugares, territórios e espaços (focando no universo virtual). Foi uma tarefa mega difícil e que exigiu com que a gente entrasse (inclusive) em conceitos de autores da geografia.

As nossas idéias partem de reflexões sobre conceitos já desenvolvidos por autores como Foucault (1986), Santos (1997), Augé (2000), Albagli (2004), Haesbaert (2005) e as nossas próprias pesquisas no universo virtual.

Então…

O ESPAÇO é híbrido, infinito, algo conceitual e ilimitado. Quando os atores sociais adaptam o espaço organizando-o em parcelas (ou seja, limitando-o) de forma com que seja possível diferenciá-lo de outras parcelas não apenas pela sua estrutura, dinâmica e organização, tem-se os LUGARES.

Os lugares, por sua vez, serão constituídos por uma identidade e uma historicidade particular que determina os tipos de interações a serem desenvolvidas neles. Eles são “mais situados” do que os espaços.

Quando estes lugares são apropriados pelos sujeitos que nele interagem, nós temos os TERRITÓRIOS. Ou seja, o território é visualizado quando há o desenvolvimento dos sentimentos de pertença e posse, estipulando regras e relações de poder por parte dos sujeitos que interagem no e com o lugar.

No entanto é importante com que compreendamos que tanto o espaço, como o lugar e o território são indissociáveis, ou seja, estas três dimensões (se é que podemos chamar assim) caminham juntas e dependem diretamente do sentido com que os sujeitos atribuem a um determinado ambiente. Obviamente, defendemos que os três conceitos  não se situam apenas na materialidade (no mundo concreto) mas, nitidamente, encontram-se no mundo virtual também. 🙂

É isso!

Tags: , , ,

4 Responses to “ESPAÇO, LUGAR e TERRITÓRIO”

  1. Phlebotomy Certification 21/11/2010 at 23:28 #

    My cousin recommended this blog and she was totally right keep up the fantastic work!

  2. Maycon Anderson 21/03/2012 at 20:45 #

    Gostei, de forma simples você conseguiu conpreender o conceito e transmitir a ideia na íntegra. No entanto gostaria de ter um diálogo, com você, que enfocoque a aplicabilidade destes conceitos no mundo virtual.

    • rebs 26/03/2012 at 20:19 #

      Olá, Maycon. Podemos discutir, sim. Na verdade, estes conceitos foram desenvolvidos e pensados para ambientes virtuais. 🙂 Eu apenas apresento uma breve diferenciação que desenvolvo muito mais na minha dissertação de mestrado. Você pode acessar o meu trabalho aqui: http://pt.scribd.com/doc/43185221/DISSERTACAO-RebecaRecueroRebs . Ela trata justamente destes temas (território, lugar e espaço) cnos ambientes online do Second Life.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lugares de apropriação em social games - 29/02/2012

    […] de uma historicidade particular e de tipos de interações características – conforme abordo aqui) que é tornado posse de um determinado sujeito. Por exemplo, quando começamos a jogar o […]

Leave a Reply

Powered by WP Hashcash