Archive | December, 2011

Social network games quanto aos mundos de interação

20 Dec

Com intenção de dar conta do meu objeto empírico da tese, comecei a pensar e a buscar diferenciações nos inúmeros social network games (SNG) a fim de encontrar uma variável passível de classificá-los e limitá-los a grupos.

Como o ponto central da minha pesquisa são as identidades virtuais dos jogadores construídas a partir e nos SNG, é preciso primeiramente, pensar que as possibilidades inventivas e de ações do usuário em cada SNG são diferentes, ou seja: estão de acordo com propostas do jogo. Podemos pensar, então, que vão existir limitações variadas de “personalização”  e de apropriações no SNG. Isso significa que a maneira como o jogador vai manifestar e/ou construir a sua identidade terá a força e a visibilidade diretamente relacionadas com as opções e com os limites do jogo escolhido por ele. Por exemplo: as possibilidades de interação com o ambiente, com a construção do meu avatar, com a personalização da minha propriedade e variedade de itens que posso comprar são completamente diferentes quando se compara o jogo The Sims Social com o jogo Texas HoldEm Poker.

Assim, tentei perceber os SNG em dois grandes grupos: aqueles que permitem aos sujeitos CRIAREM MUNDOS e aqueles que permitem aos sujeitos apenas a PARTICIPAÇÃO EM MUNDOS. Explicarei cada um destes dois grupos mais detalhadamente a seguir.

SNG de Construção de Mundos (CastleVille)

1)    SNG de Criação de Mundos
Eles se caracterizam por permitirem que seus jogadores possam construir o ambiente e/ou ainda personalizar o jogo (ainda que inseridos em uma determinada temática). Significa que o jogador tem mais possibilidade de desenvolver interações com e no jogo, agindo com maior “liberdade” no ambiente ou, até mesmo, no seu avatar. Assim, ele pode escolher o tipo de cabelo, características físicas e roupa do avatar; pode escolher qual a cor e a casa vai querer “morar”; qual a raça de cachorro vai criar; como vai distribuir seus pertences na propriedade; como vai decorá-la etc. Além disso, esta modalidade de SNG trabalha bastante com a visualidade das ações do jogador. Ou seja, ele pode ver o que está fazendo, pode agir no ambiente e modificá-lo. Como exemplo, estão os jogos de maior sucesso dos sites de redes sociais: CityVille, FarmVille, The Sims Social, Pioneer Trail, CastleVille, Empire & Allies…

2)    SNG de Participação em Mundos

SNG de Participação em Mundos (Texas HoldEm Poker)

Estes tipos de SNG não oferecem as mesmas formas de personalização do lugar/avatar pelo jogador (em certos casos oferecem esta personalização de forma mínima – comparado com os de SNG de Construção de Mundos – por meio da adição de nicks, escolha da apresentação do perfil ou escolha de ações e compra de bens). Eles estão centrados com maior ênfase em ações limitadas de interações com o ambiente do jogo, onde o usuário tem bem menos opções (ou escolhas) de qual caminho seguir. Nestes tipos a apropriação e a personalização são muito baixas (ou quase nulas), o que dificulta, inclusive a identificação individual do jogo de cada gamer (diferente do caso dos SNG de Construção de Mundos, por exemplo, onde é facilmente perceptível a identificação da propriedade, do jogo, do avatar de cada  integrante da rede social do SNG, sem a necessidade de observarmos o nome do jogador. Isso ocorre porque a opção de personalização é maior e diferencia um jogo do outro). Nestes jogos as ações de cada jogador ficam implícitas aos comandos que ele realiza, ou seja, não são “materializadas” pelo avatar. Como exemplos de SNG que integram este grupo cito Texas HoldEm Poker, Vampire Wars, Golaço, etc…

Bom, acho que seria isso. Claro que podemos perceber que estes dois grupos ainda vão possuir inúmeras outras subdivisões, pois cada SNG vai ter uma forma de interação com o mundo particular, ou seja: alguns SNG permitem a criação de mundos de uma forma muito mais acentuada e perceptível (como o FarmVille) e outros de uma forma mais discreta (como o Happy Aquarium). Ainda assim, classifico os dois como SNG de Construção de Mundos. O mesmo vale para os SNG de Participação em Mundos. 🙂